Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com
 

VESTIBULAR ESTADUAL 2003

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SUB-REITORIA DE GRADUAÇÃO - SR-1
DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO ACADÊMICA - DSEA


EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO VESTIBULAR ESTADUAL/2003


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro torna público o presente EDITAL, com o objetivo de divulgar as instruções gerais relativas ao concurso de seleção para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e no curso da Academia da Polícia Militar D. João VI da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM D. João VI-PMERJ) no ano de 2003 - Vestibular Estadual/2003.



1. DO CONCURSO DE SELEÇÃO

1.1
A realização do Vestibular Estadual/2003 ficará a cargo do Departamento de Seleção Acadêmica - DSEA - vinculado à Sub-reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instalado no Campus Universitário, Rua São Francisco Xavier, n.º 524 - 1º andar - bloco F - sala 1148 - Maracanã - Rio de Janeiro - telefones: 2587-7737, 2587-7611, 2587-7343 e 2587-7307.

1.2 Ao DSEA caberá planejar, coordenar e executar o Vestibular Estadual/2003, divulgando todas as informações pertinentes às diversas fases do concurso.

1.3 O processo de seleção do Vestibular Estadual/2003 será realizado em duas fases distintas e obrigatórias, sendo o Exame de Qualificação a primeira fase e o Exame Discursivo a segunda fase.



2. DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

2.1 O Exame de Qualificação, primeira fase do Vestibular Estadual/2003, estará aberto a todos aqueles que tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio na data da realização do exame.

2.2 O Exame de Qualificação será realizado em duas ocasiões no decorrer do ano 2002: 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual/2003 e 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual/2003.

2.3 Os candidatos poderão optar por realizar apenas o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual/2003, apenas o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual/2003 ou, ainda, pela realização de ambos.

2.4 Os resultados dos Exames de Qualificação serão válidos, unicamente, para o Vestibular Estadual/2003, considerando-se sempre o melhor resultado, caso um mesmo candidato realize os dois Exames de Qualificação do Vestibular Estadual/2003.

2.5 A simples inscrição, ou mesmo, a aprovação, no Exame de Qualificação, não garante o direito à realização do Exame Discursivo, sendo necessária, obrigatoriamente, a inscrição em cada uma das etapas do Vestibular Estadual/2003.

2.6 Não haverá escolha de instituição nem de carreira no Exame de Qualificação.



3. DA PROVA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

3.1 A prova do Exame de Qualificação, comum a todos os candidatos inscritos, constará de questões objetivas, de múltipla escolha, e versará sobre os conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas três áreas determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ou seja, "Linguagens, códigos e suas tecnologias", "Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias", e "Ciências Humanas e suas tecnologias".

3.2 A prova do Exame de Qualificação terá como objetivo avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos básicos necessários para o ingresso no ensino superior e para o exercício pleno da cidadania.



4. DOS CRITÉRIOS DE AFERIÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

4.1 De acordo com os resultados do Exame de Qualificação, os candidatos serão alocados em 5 (cinco) faixas:
A - aprovados com recomendação A: número de acertos maior do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação - esses candidatos receberão um bônus de 30 (trinta) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo;
B - aprovados com recomendação B: número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação - esses candidatos receberão um bônus de 20 (vinte) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo;
C - aprovados com recomendação C: número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões da prova do Exame de Qualificação - esses candidatos receberão um bônus de 10 (dez) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo;
D - aprovados: número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões da prova do Exame de Qualificação - esses candidatos não receberão qualquer tipo de bônus;
E - reprovados: número de acertos igual ou menor do que 40% das questões da prova.



5. DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO EXAME DISCURSIVO

5.1 O Exame Discursivo, segunda fase do Vestibular Estadual/2003, estará aberto unicamente aos candidatos que obtiveram APROVAÇÃO no Exame de Qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.

5.2 O resultado do Exame Discursivo será válido apenas para o Vestibular Estadual/2003.

5.3 Os candidatos, ao se inscreverem para o Exame Discursivo, deverão declarar suas opções de instituição e de carreira/campus, assim como as respectivas subopções de carreira, quando houver.



6. DAS PROVAS DO EXAME DISCURSIVO

6.1 O Exame Discursivo será constituído de uma prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação, comum a todos os candidatos, e de mais três provas de outras disciplinas, específicas para a carreira escolhida pelo candidato.

6.2 As provas do Exame Discursivo constarão de questões discursivas e versarão sobre os conteúdos do Ensino Médio, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.



7. DOS CRITÉRIOS DE AFERIÇÃO DO EXAME DISCURSIVO

7.1 A nota do Exame Discursivo será o somatório dos pontos obtidos nas provas que o compõem.

7.2 Cada prova do Exame Discursivo valerá 20 (vinte) pontos, totalizando 80 (oitenta) pontos.

7.3 Serão eliminados os candidatos que obtiverem grau zero em qualquer uma das provas do Exame Discursivo.



8. DO RESULTADO FINAL

8.1 O resultado final, de caráter classificatório, será o somatório dos pontos obtidos nas provas do Exame Discursivo, acrescido, para os candidatos das faixas A, B e C no Exame de Qualificação, dos pontos previstos no item 4.1, considerando-se sempre o melhor desempenho do candidato que se submeter a mais de um Exame de Qualificação.

8.2 O resultado final do Vestibular Estadual/2003 será válido até 31/12/2003.



9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O DSEA fará divulgar editais fixando os valores das taxas de inscrição, os conteúdos curriculares, o número de vagas, as datas de inscrição, de realização de provas e de divulgação de resultados e as demais normas específicas para a realização do 1º e do 2º Exame de Qualificação e do Exame Discursivo do Vestibular Estadual/2003.

9.2 Só poderá matricular-se nos cursos de graduação da UERJ, da UENF ou da APM D. João VI-PMERJ o candidato que, tendo sido aprovado e obtido classificação em vaga no Vestibular Estadual/2003, apresente, no ato da matrícula, o certificado de conclusão do ensino médio.

9.3 Os casos omissos serão resolvidos pelo DSEA/SR-1/UERJ.

9.4 Para dirimir todas as questões oriundas do presente Edital, é competente o Foro da Cidade do Rio de Janeiro.


Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2002


Nilcéa Freire
Reitora

 

 

 © 2002, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. DSEA
Página inicial do Portal do Vestibular UERJ Portal da UERJ Portal da Sub-Reitoria de Graduação