Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com
 

VESTIBULAR ESTADUAL 2004

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SUB-REITORIA DE GRADUAÇÃO - SR-1
DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO ACADÊMICA - DSEA


EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO VESTIBULAR ESTADUAL/2004

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro torna público o presente EDITAL, com o objetivo de divulgar as instruções gerais relativas ao concurso de seleção para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no curso da Academia da Polícia Militar D. João VI da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM D. João VI) e no curso da Academia de Bombeiros Militar D. Pedro II (ABM DPII) no ano de 2004 - Vestibular Estadual/2004.

1- DO CONCURSO DE SELEÇÃO
1.1- A realização do Vestibular Estadual/2004 ficará a cargo do Departamento de Seleção Acadêmica - DSEA - vinculado à Sub-reitoria de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instalado no Campus Universitário, Rua São Francisco Xavier, n.º 524 - 1º andar - bloco F - sala 1148 - Maracanã - Rio de Janeiro - telefones: 2587-7737, 2587-7611, 2587-7343 e 2587-7307.
1.2- Ao DSEA caberá planejar, coordenar e executar o Vestibular Estadual/2004, divulgando todas as informações pertinentes às diversas fases do concurso.
1.3- O processo de seleção do Vestibular Estadual/2004 será realizado em duas fases distintas e obrigatórias, sendo o Exame de Qualificação a primeira fase e o Exame Final a segunda fase.

2- DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
2.1- O Exame de Qualificação, primeira fase do Vestibular Estadual/2004, estará aberto a todos aqueles que tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio na data da realização do exame.
2.2- O Exame de Qualificação do Vestibular Estadual/2004 ocorrerá em uma única ocasião durante o ano de 2003, sendo obrigatória a sua realização.
2.3- O resultado do Exame de Qualificação será válido, unicamente, para o Vestibular Estadual/2004.
2.4- A simples inscrição, ou mesmo, a aprovação, no Exame de Qualificação, não garante o direito à realização do Exame Final, sendo necessária, obrigatoriamente, a inscrição em cada uma das etapas do Vestibular Estadual/2004.
2.5- Não haverá escolha de instituição nem de carreira no Exame de Qualificação.

3- DA PROVA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
3.1- A prova do Exame de Qualificação, comum a todos os candidatos inscritos, constará de questões objetivas, de múltipla escolha, e versará sobre os conteúdos básicos de disciplinas agrupadas nas três áreas determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ou seja, "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias", "Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias", e "Ciências Humanas e suas Tecnologias".
3.2- A prova do Exame de Qualificação terá como objetivo avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos básicos necessários para o ingresso no ensino superior e para o exercício pleno da cidadania.

4- DOS CRITÉRIOS DE AFERIÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
4.1- De acordo com os resultados do Exame de Qualificação, os candidatos serão alocados em 5 (cinco) faixas:
A - aprovados com recomendação A: número de acertos maior do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação - esses candidatos receberão um bônus de 30 (trinta) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Final;
B - aprovados com recomendação B: número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação - esses candidatos receberão um bônus de 20 (vinte) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Final;
C - aprovados com recomendação C: número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões da prova do Exame de Qualificação - esses candidatos receberão um bônus de 10 (dez) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Final;
D - aprovados: número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões da prova do Exame de Qualificação - esses candidatos não receberão qualquer tipo de bônus;
E - reprovados: número de acertos igual ou menor do que 40% das questões da prova.

5- DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO EXAME FINAL
5.1- O Exame Final, segunda fase do Vestibular Estadual/2004, estará aberto unicamente aos candidatos que tiverem obtido APROVAÇÃO no Exame de Qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
5.2- O resultado do Exame Final será válido apenas para o Vestibular Estadual/2004.
5.3- Os candidatos, ao se inscreverem para o Exame Final, deverão declarar suas opções de instituição e de carreira/campus, assim como as respectivas subopções de carreira, quando houver.

6- DAS PROVAS DO EXAME FINAL
6.1- O Exame Final será constituído de uma prova discursiva de Língua Portuguesa Instrumental com Redação, comum a todos os candidatos, e de mais três provas de outras disciplinas, específicas para a carreira escolhida pelo candidato, sendo uma discursiva e as demais compostas por questões de múltipla escolha.
6.2- As provas do Exame Final versarão sobre os conteúdos do Ensino Médio, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

7- DOS CRITÉRIOS DE AFERIÇÃO DO EXAME FINAL
7.1- A nota do Exame Final será o somatório dos pontos obtidos nas provas que o compõem.
7.2- Cada prova do Exame Final valerá 20 (vinte) pontos, totalizando 80 (oitenta) pontos.
7.3- Serão eliminados os candidatos que obtiverem grau zero em qualquer uma das provas do Exame Final.

8- DO RESULTADO FINAL
8.1- O resultado do Vestibular Estadual/2004, de caráter classificatório, será o somatório dos pontos obtidos nas provas do Exame Final, acrescido, para os candidatos das faixas A, B e C no Exame de Qualificação, dos pontos previstos no item 4.1.
8.2- O resultado final do Vestibular Estadual/2004 será válido até 31/12/2004.

9- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1- O DSEA fará divulgar editais fixando os valores das taxas de inscrição, os conteúdos curriculares, o número de vagas, as datas de inscrição, de realização de provas e de divulgação de resultados e as demais normas específicas para a realização do Exame de Qualificação e do Exame Final do Vestibular Estadual/2004.
9.2- Só poderá matricular-se nos cursos de graduação da UERJ, da UENF, da APM D. João VI ou da ABM D. Pedro II o candidato que, tendo sido aprovado e obtido classificação em vaga no Vestibular Estadual/2004, apresente, no ato da matrícula, o certificado de conclusão do ensino médio.
9.3- Os casos omissos serão resolvidos pelo DSEA/SR-1/UERJ.
9.4- Para dirimir todas as questões oriundas do presente Edital, é competente o Foro da Cidade do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 05 de maio de 2003



Isac João de Vasconcellos
Sub-reitor de Graduação

 

 

 © 2002, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. DSEA
Página inicial do Portal do Vestibular UERJ Portal da UERJ Portal da Sub-Reitoria de Graduação