Sobre o Adiamento e Reconfiguração do Vestibular Estadual 2021

O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no AEDA (Ato Executivo de Decisão Administrativa) de nº 004, “considerando o atual quadro de aumento do número de casos da COVID-19 no Estado de Rio de Janeiro; considerando as recomendações da comissão de acompanhamento e suporte à tomada de decisão sobre o coronavírus, instituída pela Portaria nº 373/Reitoria; considerando o calendário de vacinação definido pelas autoridades sanitárias em relação aos idosos que possam vir a ter convivência doméstica com os candidatos ao Vestibular; considerando a necessidade de não interromper o ingresso de novos alunos na Universidade, em razão do prosseguimento das suas atividades acadêmicas por meio do ensino remoto emergencial; considerando a capacidade operacional da Universidade de promover as alterações necessárias ao adiamento do exame de avaliação do Vestibular”, resolve, em 05 de fevereiro de 2021, adiar, “do dia 28/02/2021 para o dia 02/05/2021, a realização do exame de avaliação do Vestibular 2021”.

Em função da pandemia, o Vestibular já havia sido adiado e reconfigurado para aplicar dois exames: um exame de qualificação em 28 de fevereiro, com 50 questões objetivas, e um exame discursivo em 02 de maio, com duas provas discursivas, conforme a escolha de carreira do candidato, e uma prova de Redação. Em função do recrudescimento da pandemia e das razões apresentadas acima, a Reitoria da UERJ, contando com plena concordância da Pró-reitoria de Graduação, decidiu por novo adiamento e nova reconfiguração.

Nesta nova reconfiguração, o DSEA (Departamento de Seleção Acadêmica/PR-1) aplicará apenas um exame no dia 02 de maio de 2021, combinando um certo número de questões objetivas, a ser definido, e uma prova de Redação. Mantêm-se as indicações do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto,para a área de Linguagens da parte objetiva da prova, e do romance 1984, de George Orwell, para a prova de Redação.

Todos os 46.209 candidatos inscritos no exame de qualificação previsto para 28 de fevereiro estão automaticamente inscritos neste exame do 02 de maio de 2021. Todos os candidatos deverão oportuna e obrigatoriamente fazer a opção de carreira. Aqueles que o desejarem deverão optar pelo sistema de cotas, conforme a Lei Estadual nº 8121/2018. O novo Edital do Vestibular Estadual será elaborado, publicado e divulgado oportunamente, detalhando a prova, os processos, os programas e o calendário.

Recomendamos que todos os candidatos leiam atentamente o novo Edital, assim que publicado. Recomendamos também que sigam diariamente os canais oficiais da UERJ e do Vestibular, em www.uerj.br e www.vestibular.uerj.br , para estarem sempre com as informações atualizadas.

Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2021.

Professor Gustavo Bernardo Krause

Diretor do DSEA/PR-1/UERJ

Lincoln Tavares Silva

Pró-reitor de Graduação

PR-1/UERJ